olejowanie-wlosy

O que ganha com a utilização de óleos capilares? Imenso, na verdade! Não só ajudam a acelerar o crescimento capilar, como também regeneram o cabelo e deixam-no bonito. Fique a conhecer os ingredientes preciosos que escondem os óleos naturais, de modo a desfrutar dos melhores efeitos possíveis. Descubra hoje o segredo do tratamento capilar com óleo.

A aplicação de óleos capilares é um método secreto de cuidado capilar que veio da Ásia até nós. As mulheres que vivem nas zonas quentes equatoriais sabem perfeitamente o que fazer para nutrir o cabelo e os ingredientes de que precisa. Podemos aprender muito com elas. Só tem de analisar o assunto um pouco mais a fundo.

O TRATAMENTO CAPILAR COM ÓLEO centra-se na ação eficaz e totalmente natural. Melhora a condição do cabelo graças à perfeita escolha de óleos que são aplicados no cabelo e couro cabeludo. Apenas o tratamento com óleos apresenta propriedades tão complexas, pois:

  • atua nos bulbos e nos folículos,
  • fortalece o cabelo desde a sua raiz,
  • reveste o cabelo com uma camada protetora.

Deve apostar no tratamento capilar?

Sem dúvida que sim! É a única maneira segura e natural de melhorar o aspeto do cabelo. Deve ter consciência de que o cabelo – tal como a pele – necessita de um cuidado delicado completo. Nem mesmo a melhor máscara ou condicionador poderão fornecer o mesmo cuidado dos óleos vegetais. Estas substâncias combinam perfeitamente com a estrutura do cabelo, mesmo o cabelo mais fraco e sensível. A sua ação é complexa e apresenta frequentemente propriedades regeneradoras, como anti-inflamação e anticaspa. O mais importante de tudo é que os óleos capilares não são prejudiciais! São substâncias seguras, que, no máximo, quando mal escolhidos, não produzem qualquer resultado. É por isso que é muito importante escolher os óleos certos. Como fazê-lo?

Tipos de óleos e porosidade capilar

Os óleos podem ser divididos em vários grupos em termos de conteúdo em ácidos gordos. Por falar no assunto, também deve levar-se em consideração a absorção, que também pode variar significativamente. Considerando estas duas indicações, não deve ser complicado escolher o óleo adequado para o tipo de porosidade capilar. O tratamento com óleo irá então permitir-lhe alcançar os efeitos desejados. Confira os tipos de óleos existentes.

  • Óleos de secagem (manteigas) com a vantagem dos ácidos gordos saturados.
  • Óleos de semi-secagem com a vantagem dos ácidos gordo monoinsaturados (ómega-7, ómega-9).
  • Óleos de não secagem com a vantagem dos ácidos gordos polinsaturados (ómega-3, ómega-6).

O que nos diz esta distinção entre os óleos? Acima de tudo, a possibilidade de combinar o óleo com a porosidade do cabelo. No entanto, antes de escolher o óleo para o seu tipo de cabelo, reserve um momento para descobrir o que é a porosidade capilar?

A POROSIDADE CAPILAR é o nível de danos no cabelo. É possível determinar a porosidade observando quão subidas estão as cutículas relativamente à haste do cabelo. Quanto mais subidas estiverem, menos protegido e mais danificado está o cabelo. Podemos diferenciar três tipos básicos de cabelo:

  • cabelo com porosidade baixa com as cutículas bem unidas à haste do cabelo, macio, pesado e liso,
  • cabelo com porosidade elevada com as cutículas mais subidas, seco, áspero e encaracolado,
  • cabelo com porosidade média, fica entre os outros dois, normalmente é ondulado.

A escolha do óleo certo deve basear-se na porosidade do cabelo. Só poderá esperar que o tratamento capilar com óleo melhore o estado do seu cabelo se seguir esta diretriz e cuidar do cabelo com regularidade.

Que óleo deve escolher?

Os melhores óleos para cabelo com porosidade baixas são, na verdade, as manteigas vegetais densar com ótima absorção. As suas partículas são pequenas, pelo que conseguem atravessar as cutículas de cabelo seladas. No caso de cabelos extremamente danificados e fracos, os óleos mais indicados são os óleos para cabelo com porosidade elevada. Experimente os óleos de não secagem com partículas grandes. São os óleos indicados para selar melhor as cutículas do cabelo e restaurar a sua estrutura danificada. A escolha ideal para os cabelos que se encontram algures entre os outros dois tipos de cabelo, são os óleos para cabelo com porosidade média, ricos em ácidos gordos monoinsaturados. São óleos de semi-secagem, o que significa que são mais bem absorvidos do que as manteigas capilares, mas as suas partículas não são tão grandes como as partículas dos óleos para cabelo muito poroso.

  • óleos para cabelo com porosidade baixa: manteiga de babaçu, manteiga de karité, óleo de coco, óleo de palma, manteiga de cacau, manteiga de capuaçu, manteiga de mafura, óleo de monoi, manteiga de tucuma, óleo de kikui, manteiga de manga
  • óleos para cabelo com porosidade média: óleo de camélia, óleo de moringa, óleo de semente de damasco, azeite, óleo de abacate, óleo de espinheiro-marítimo, óleo de semente de pêssego, óleo de amêndoa, óleo de farelo de arroz, óleo de sésamo
  • óleos para cabelo com porosidade elevada: óleo de cártamo, óleo de grainha de uva, óleo de onagra, óleo de semente preta, óleo de soja, óleo de milho, óleo de argão, óleo de jojoba, óleo de semente de abóbora

O que pode correr mal?

Praticamente nada. Se escolher o óleo certo para o seu tipo de cabelo, o sucesso é garantido. A chave reside em determinar a porosidade do cabelo. Como pode fazê-lo? O melhor será analisar o cabelo. Um cabelo seco, mate, áspero, com pontas espigadas e muito quebradiço pode ser uma indicação de um cabelo muito poroso. Um cabelo macio, liso, pesado, sem volume e difícil de modelar pode ser descrito como um cabelo pouco poroso. O cabelo com porosidade média situa-se algures entre estes dois tipos. Pode fazer o teste do copo de água, que irá fornecer-lhe mais respostas.

Teste. Como determinar a porosidade capilar?

  • Deite água num copo.
  • Arranque um cabelo longo.
  • Divida-o em três partes: superior, intermédia e ponta.
  • Coloque as três porções ao mesmo tempo dentro do copo de água e observe o que acontece.

Quanto mais rápido afundar o cabelo, maior a sua porosidade, poios absorve mais água. Os cabelos que ficam a flutuar à superfície da água são pouco porosos. O cabelo muito poroso afunda muito rápido. Não se esqueça de que o cabelo pode ter diferentes porosidades em diferentes partes do seu comprimento. É por isso que deve usar óleos diferentes para o couro cabeludo e para as pontas. Além disso, tenham em atenção a técnica que utiliza para aplicar o óleo.

MÉTODOS DE APLICAÇÃO DO ÓLEO CAPILAR

O óleo pode ser aplicado de várias formas, dependendo do resultado que se espera obter. Para começar com os métodos menos complexos, que são fáceis de introduzir e implementar nos hábitos diários, como esfregar uma pequena quantidade do óleo nas pontas depois da lavagem. Para terminar com os métodos que regeneram o cabelo de forma intensa, como fazer o tratamento capilar misturando o óleo numa bacia com água. Podemos enumerar quatro técnicas básicas de tratamento capilar com óleo.

  1. Aplicar o óleo em cabelo seco, que pode ser feito antes da lavagem (até mesmo deixar atuar durante a noite se lavar o cabelo de manhã), ou em qualquer altura do dia. Aplique os óleos leves em cabelo seco para evitar o frizz, ou nas pontas para proteger contra a ação do calor. Aplicar o óleo em cabelo seco é um procedimento conveniente, especialmente quando utilizar óleos com boa absorção (por ex: óleo de macadâmia, óleo de marula) que não exigem que o cabelo seja enxaguado no final.
  2. Aplicar o óleo em cabelo molhado é um método com uma ação mais profunda, pois a água ajuda na absorção do óleo até aos bulbos. O óleo pode ser aplicado em cabelo molhado, imediatamente antes da lavagem, mas normalmente é feito a seguir à mesma. O tempo necessário para realizar o tratamento depende do efeito que se pretende alcançar. Os óleos leves não precisam de ser removidos com água. Pode secar e arranjar o cabelo logo de seguida.
  3. O tratamento capilar de óleo na bacia exige alguma preparação. Encha a bacia com água até à metade e adicione algumas gotas dos óleos escolhidos (podem ser óleos de tipos diferentes). Mergulhe o cabelo na bacia durante vários minutos. Este tratamento pode ser feito antes de lavar o cabelo. Se os óleos forem absorvidos pelo cabelo, então não precisa de removê-los e pode passar à secagem e estilização do cabelo.
  4. Tratamento com óleo em spray – ideal para a aplicação de óleos leves de ótima absorção. Encha uma garrafa com água ou hidrolato, ou seja, água floral, e adicione um ou mais óleos que satisfaçam as suas necessidades. A quantidade fica a seu critério. O que importa é que o spray seja leve e não deixe uma camada oleosa no cabelo. Pode aplicar o produto em todo o comprimento do cabelo sempre que precisar.